De Corumbá a Santa Cruz de La Sierra

Nossa primeira etapa na Bolívia: Sta. Cruz de La Sierra

Uma vez realizado os tramites alfandegários como expliquei no post anterior, iniciamos o nosso deslocamento para Santa Cruz de La Sierra onde passaríamos nossa primeira noite na Bolívia. A distância total aproximada entre a fronteira de Corumbá e Sta Cruz é de 650 km e como perdemos algum tempo nas filas e nas liberações, só conseguimos iniciar este trajeto por volta das 16h30 o que nos obrigou a rodar a maior parte do tempo durante a noite.  O trajeto é feito pela RN 4 que está relativamente em boas condições e tem cerca de 3 pedágios. Garanta que tenha feito o câmbio na entrada do país, pois só são aceitos Bolivianos.


Fim de tarde na RN 4, mais 462 km pela frente.

No caminho há postos de combustíveis, sendo que o primeiro que abasteci meu carro na Bolivia fica há cerca de 180 km da fronteira. Na hora do abastecimento o frentista chamou o gerente do posto que alegou que não poderia abastecer porque faltava um documento. Como sabiamos que estava tudo ok, eu dissemosque não faltava documento nenhum, todos estavam em minha mão e que eles deveriam abastecer. No fim o carro acabou sendo abastecido. Importante: depois das 22h00 não vimos postos abertos, então caso vá viajar a noite, não deixe de iniciar a jornada com o tanque cheio. Se perguntarem algum número, informe o que está no documento de entrada do veículo (alfandega), no canto superior direito.

RN 4 - Corumbá MS a Sta Cruz de La Sieera

Santa Cruz de La Sierra é a maior cidade da Bolívia e também é a espécie de seu motor econômico. Ela fica no centro do país, no departamento de Santa Cruz, perto do Rio Piraí na planície leste boliviano. Neste ponto da expedição a altitude ainda não é um problema porque a cidade fica a apenas 416 metros do nível do mar, menor inclusive do que muitas cidades no Brasil. Lá basicamente pode-se encontrar de tudo, inclusive o consulado do Brasil. Chegamos por volta da 01h00 da manhã do dia seguinte e foi interessante notar que boa parte do comércio popular ainda estava aberto. Existem várias opções de hospedagem e ficamos em um hotel no centro (muito bom) que havíamos reservado via booking.com. Fiquem apenas atentos para reservarem hotel com garagem. 

Foi um trecho de deslocamento apenas, no dia seguinte partimos com destino a Sucre.


Vista Sta. Cruz de La Sieera

O trajeto para Sucre é bem mais complicado ao mesmo tempo que aventura fica muito melhor pela rodovia da morte. Explico os detalhes no próximo post.

Abçs







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nome da expedição: Aymará

O consumo da Pajero TR4